3 min read

Movendo BOOT EFI para sua nova partição

Movendo BOOT EFI para sua nova partição

Sério tu vais falar de Windows? Sim, porque não!

Embora eu seja um usuário ativo do Linux, diria que grande parte da minha experiência profissional foi no Windows, para os mais íntimos janelinha...

Alguém com dentes janelinha!

Meu primeiro contato Windows foi a versão 3.11, meu pai iniciou a carreira de técnico de informática e acabei passando por todas as versões 95, 98, ME. NT, 2000, XP e Vista. Continuo usando o Windows no meu desktop até hoje desde a versão 7, agora estou no Windows 11, mas o penguim🐧 é primogênito em meu notebook.

O problema

Alguns tempo atrás, comprei um NVME M.2 Kingston e decidi instalar a nova versão do Windows 11. Porém, durante a instalação criei uma partição para uso e outra para recuperação, mas faltou a famosa partição de 100MB para EFI. O boot permanceu no SSD antigo. 😬

Este ano fiz um upgrade no PC com alguns tons de Gamer:

  • Ryzen 7 5800x, o bicho é 🔥;
  • Placa Mãe Asus TUF GAMING;
  • NVIDIA RTX 3050;
  • 32 GB de RAM;
  • Gabinete cheio de leds do jeito que o filhão gosta;
Apesar da atualização, o Windows parece estar engasgando devido à má otimização. Parem de copiar o KDE e melhorem o SO. 😤

Então eu decidi resolver este problema do boot. Já pensou se meu querido SSD decide morrer? Isso traria um trabalho de restauração EFI, que eu gostaria de evitar. Tô sem tempo irmão...

Kloop dizendo que está sem tempo irmão.
Falando em SSD, meu disco rígido externo WD Elements (WD Blue) aclamado pela crítica morreu depois de quase não ser usado. A falácia de que "Western Digital é melhor que Seagate" não parece se aplicar a mim. Meu Seagate está idoso e lindão no meu PC que passou por vários upgrades. Ambos são utilizados de forma diferentes um interno e outro externo, mas fica registrado minha indignação.

Sem rodeios no artigo! Usei o Mini Tool Partition Wizard, uma ferramenta (gratuita) para Windows que pode redimensionar discos, a minha preferida. Parece ser o sucessor do conhecido Partition Magic. O próprio Gerenciamento de Disco do Windows pode fazer esse redimensionamento, você também pode usar o Disk Genius para esse propósito.

Essas ferramentas permitem que alguns de seus recursos sejam usados ​​gratuitamente, mas também existem recursos pagos "freemium".

Não quero instalar nada no Windows e uso Dual-Boot Linux! O Gparted também faz bem esse trabalho.

Pode ser necessário redimensionar uma ou mais partições em seu disco rígido para deixar 100 MB de espaço não reservado para a nova partição.

Criando a partição

Depois de ter esse espaço não reservado, você pode criar uma partição FAT32 e nomeá-la como EFI. Você deve atribuir à partição uma letra que será necessária para gravar os arquivos de inicialização.

A Microsoft facilitou nossa vida com o bcdboot. Se as partições já foram criadas, você pode facilmente criar toda a estrutura EFI para seu sistema atual com o seguinte comando: 

  • C:\Windows é o local onde seu sistema operacional foi instalado;
  • Z: é um exemplo você deve informar a letra da sua nova unidade EFI
bcdboot C:\Windows /s Z:

Pronto

Depois de criar os arquivos de BOOT necessários, você pode definir uma nova partição do disco rígido como a partição de BOOT primária em sua BIOS. Você poderia deletar a antiga partição EFI depois, mas acho interessante manter os dois locais, vai que!

Deus abenç️️oe 🕊️ uma excelente semana para você! ️Bora manter esse kernel 🧠 atualizado.

Referências